Minha foto
Única! menina na ternura..mulher na hora certa... abençoada por Deus sempre! Um mistério a ser desvendado, minuto a minuto, segundo a segundo. O incrível é que sempre há mais um pouco para descobrir. ... Não vivo de sonhos, porque a realidade insiste em acordar-me a cada amanhecer; não me seduzem as palavras, porque são as ações que ecoam sempre mais alto e mais forte; não me atrai o aparente, porque a beleza real e duradoura é aquela que os olhos não vêem; não me conduzem as emoções porque fiz da razão a estrada dos meus pés; não me fascina o "ter", porque é no "ser" que residem as maiores riquezas...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tecnologia em Sala de aula (Unidade 3)

Hoje quase todas as escolas públicas, possuem laboratório de informática e outros recursos tecnológicos, mais ainda existem escolas que não incorporam ao ensino e a aprendizagem. Por isso há necessidade de cursos para capacitar os docentes, pois ainda existe muita resistência ao uso dos recursos. É imprescindível que o professor sinta a necessidade de buscar meios de compreender o aluno que se passa na sala de aula, as concepções que eles têm para ter condições de planejar e propor problemas ou desafios adequados e pertinentes.
No entanto cabe ao professor fazer a mediação para que esse conhecimento aconteça de forma dinâmica possibilitando uma maior participação do próprio aluno, tornando-o assim um sujeito autônomo em busca de novas descobertas.Estamos tendo oportunidade de enriquecimento para nossas aulas, o que antes era possível somente através do livro didático, visto que a falta de computador e internet ainda é uma vasta realidade de nossas escolas, mas nem por isso podem ser descartados de inseri-los no processo ensino aprendizagem. Usar o computador é uma forma de chamar a atenção dos alunos, e a internet quando bem utilizada pode ser uma boa fonte de informação que servirá de base para troca de informações em sala de aula.
Muito se fala sobre a informática na escola, acredita-se até mesmo que a computação será responsável por criar uma revolução na educação, porém sabemos que tal revolução não virá apenas por equipar as Unidades Escolares com computadores, mais sim como será utilizada as máquinas, pois além de capacitar os profissionais é fundamental também se pensar sobre as dimensões do espaço escolar e as novas práticas pedagógicas utilizando a informática como uma ferramenta a mais na busca do ensino aprendizagem, propiciando condições de trabalho do aluno interagindo o mesmo com assuntos do dia a dia.
Com a utilização do computador na educação é possível ao professor e a escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, a curiosidade e o desejo de aprender ,conhecer e fazer descobertas. A dimensão da informática na educação não está restrita a informatização administrativa ou ao ensino de informática para os alunos. Dois autores, Almeida e Moran nos apontam um grande desafio: ... “Como estimular os jovens a buscar novas formas de pensar, selecionar informações, construir e desconstruir conhecimento?”

Um comentário:

  1. Olá Cris... realmente é um desafio para o professor encontrar a melhor maneira de estimular os jovens de hoje a buscar novas formas de pensar, selecionar informações, ou seja construir seu próprio conhecimento...
    Grande abraço....

    ResponderExcluir