Minha foto
Única! menina na ternura..mulher na hora certa... abençoada por Deus sempre! Um mistério a ser desvendado, minuto a minuto, segundo a segundo. O incrível é que sempre há mais um pouco para descobrir. ... Não vivo de sonhos, porque a realidade insiste em acordar-me a cada amanhecer; não me seduzem as palavras, porque são as ações que ecoam sempre mais alto e mais forte; não me atrai o aparente, porque a beleza real e duradoura é aquela que os olhos não vêem; não me conduzem as emoções porque fiz da razão a estrada dos meus pés; não me fascina o "ter", porque é no "ser" que residem as maiores riquezas...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reflexão do Projeto (Unid 4)

Cursista: Cristiane Neves Barbosa

Como reflexo desta nova ordem, as escolas começam aos poucos, a implementar recursos tecnológicos e a incentivar os professores a utilizá-los em suas práticas. Isto acontece porque aqueles que nasceram em meio a esta revolução tecnológica, têm outras expectativas com relação à escola. Mas, se por um lado, a presença das TIC no cenário escolar se faz necessária para atender as expectativas dos estudantes e o movimento do mercado; por outro, somente isto, não representa nenhum ganho significativo, do ponto de vista da aprendizagem. Muitas escolas particulares, na tentativa de atrair mais alunos (clientes), divulgam suas "marcas" com o slogan de são "interativas", "tecnológicas", "modernas", "atuais", pelo simples fato de disporem de laboratórios de informática, equipamentos eletrônicos de vigilância, ou qualquer outro dispositivo.

As TIC favorecem o encurtamento de distâncias geográficas, o repensar do tempo, a transposição de barreiras lingüísticas, a aceleração das mensagens e a fluência das informações, quando bem utilizadas. Para aqueles que nasceram antes da emergência deste novo cenário tecnológico, pensar a gestão das TIC e seu implemento nos diversos setores da sociedade civil organizada é complexo, mas para aqueles que são contemporâneos deste avanço ou que nasceram neste contexto cibercultural, desenvolver competências para o uso eficaz das TIC em suas diversas atividades diárias, no trabalho e na educação, é não apenas importante mas extremamente fundamental e decisivo.

O desafio não está em ensiná-los a utilizar os mecanismos tecnológicos e midiáticos que emergem dia-a-dia, pois isto eles já fazem muito bem; o verdadeiro desafio está em ensiná-los a utilizar bem, tais recursos e cabe à escola apontar direções de uso das TIC que favoreçam a construção do conhecimento. Desta forma, deve-se não apenas favorecer o desenvolvimento de competências específicas de cada uma das disciplinas do currículo, mas orientar esta sociedade que se organiza, tendo em vista a necessidade de desenvolver competências para gestão das TIC com consciência cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário